sábado, 11 de outubro de 2014

"Bifes Mal Passados" de João Mangueijo



Um roteiro de cómicos fins-de-semana mal passados e tentativas frustradas de fazer férias em Inglaterra servem de ponto de partida para uma viagem pela cultura anglo-saxónica, como vista pelos olhos de um cientista português radicado no Reino Unido há mais de vinte anos e do qual estamos mais habituados a ler obras de divulgação científica.

Bifes Mal Passados é alternadamente hilariante e sério, convidando a uma reflexão sobre identidade cultural, e incitando os portugueses a despojarem-se de complexos de inferioridade.

João Magueijo é um estudioso do Cosmos, tendo sido um dos pioneiros da teoria da velocidade da luz variável. Está radicado no Reino Unido há mais de vinte anos, sendo actualmente Professor Catedrático no Imperial College, em Londres. Nas duas ocasiões em que foi à pesca apanhou um salmonete e uma piranha (um facto real, mas a melhor comédia é a que se passou mesmo, como mostra neste livro). Os seus livros Mais Rápido Que a Luz e O Grande Inquisidor estão publicados em Portugal pela Gradiva.

Este é o primeiro livro que escreve em português


Autor: João Magueijo
Colecção: Fora de Colecção
Ano de edição: 2014
ISBN: 978-989-616-583-3
Capa: Brochado (capa mole)

Editora Gradiva

1 comentário:

  1. gostei do livro., é bastante divertido. Há descrições sobre os bifes, principalmente sobre a sua não higiene, ou seja a sua poquice que é também contada por uma irmã minha que trabalha como empregada de limpeza em casas particilares, em Londres, por sinal de gente milionaria que não sabe o que fazer ao dinheiro que chegam a ligar o aquecimento em pleno verão.

    ResponderEliminar