sexta-feira, 20 de junho de 2014

"Autismo e Atraso de Desenvolvimento - Um estudo de caso" de Miguel Correia

O livro “Autismo e Atraso de Desenvolvimento - Um estudo de caso”, do professor de Educação Especial Miguel Correia, é apresentado no sábado, às 21:30, na Biblioteca Municipal de Aljustrel, no âmbito da iniciativa “Encontros com a escrita”.

Segundo a Câmara de Aljustrel, o livro baseia-se no trabalho que Miguel Correia escreveu para conclusão da sua pós-graduação em Educação Especial e tem como estudo de caso o seu filho, de cinco anos, diagnosticado com atraso global de desenvolvimento e com traços autistas, ainda que não haja referências de índole pessoal ou emocional.

O livro oferece ainda vários instrumentos teóricos, testes, programas e escalas de desenvolvimento, que permitem apoiar a intervenção dos técnicos na estimulação de crianças autistas, indica a autarquia.

"Viagem à Terra do Meu Avô" de José Viana Leitão de Barros




Autor: José Viana Leitão de Barros
Colecção: Viagens na Ficção
Páginas: 88
Data de publicação: Junho de 2014
Género: Ficção
Preço: 10,00 €
ISBN: 978-989-51-1333-0

Através duma empolgante viagem imaginária, José Viana Leitão de Barros leva-nos até África, a sua terra natal — Quipungo.

No seu sonho, os três netos são os seus companheiros, e num estilo leve e empolgante, conta-lhes como foi a sua vivência nessa Terra que não esquece, que acorda e mantêm viva neste testemunho cheio de experiências, de cheiros e de sensações, num texto que nos deixa presos do princípio ao fim…

Oferece-nos muito mais do que um conto, deixando-nos um apontamento, um registo, que cristaliza no tempo, recordações, factos e emoções com as quais muitos leitores se irão identificar…

sábado, 14 de junho de 2014

Opinião: "Stories do Alentejo" (coor. de Luis Miguel Ricardo)

Opinião:
O livro parte de uma ideia interessante: a de reunir autores do Alentejo para falar da sua própria região de modo a poder demonstrá-la aos visitantes. Torna-se assim quase que um testemunho, desde costumes e saberes do passado, a uma memória futura do que é hoje o Alentejo.

Não posso deixar de destacar dois contos, que foram os meus preferidos. "A doze léguas de Beja" de Vítor Encarnação, conto que nos fala do encanto e perdição de um estrangeiro por terras Alentejanas; "É como andar de pedalêra" de Luis Miguel Ricardo (o coordenador da obra), um conto perfeito de anti-heróis com quem simpatizamos pela sua genuinidade, e cujo fio narrativo se desenrola em espiral até ao final, sem nos deixar de saborear com as suas partes cómicas e dramáticas.

Destaco ainda os contos de Fernando Évora, Manuela Pina, José Teles Lacerda e de Dora Gago.

Os restantes contos, apesar da sua importância como testemunho e memória, não me encantaram, sobretudo por terem falhado no fio narrativo. Eram aglomerados de situações, de "partes" como dizemos aqui no Alentejo. Encontrei por vezes excesso de expressões populares e exagero na descrição da pronúncia das personagens.

Coordenador: Luís Miguel Ricardo
Autores: Antónia Luísa Silva, Dora Gago, Fernando Évora, Joaninha Duarte, José Teles Lacerda, Luís Miguel Ricardo, Manuela Pina, ;Maria Ana Ameixa, Maria Morais, Miguel Brito de Oliveira, Miguel Morais, Vítor Encarnação.
Editora: Lugar da Palavra


Teaser (sinopse)
Quando os aviões comerciais começaram a rasgar os céus da planície, Zé Aranha, guardador de gado e criador de sonhos, detetou a lacuna e arquitetou o plano de resgate ao desconhecimento dos forasteiros. Idealizou um manual de exploração de itinerários ao sul, imaginou um guia de promoção de saberes alentejanos e, com a inusitada colaboração do compadre Joaquim Zorro, fez nascer as Stories do Alentejo. Treze contos contados por contadores alentejanos, que nos conduzirão aos recônditos mais mágicos e às tradições mais genuínas do imenso Alentejo.

O Projeto
Stories do Alentejo é um projeto editorial (livro), inserido na valência de «Literatura de Viagens», que tem por principal objetivo a promoção do Alentejo (nas vertentes: paisagem natural, arquitetura, tradições, gastronomia, canto e falares) através da magia do conto contado por contadores alentejanos de reconhecido mérito.
São 12 autores e a cada um foi atribuída uma ou mais sub-regiões do Alentejo (de acordo com fatores de ordem motivacional, afetivo e de conhecimento territorial), sendo sua missão criar uma trama dentro desse espaço geográfico. Uma trama, que para além de possuir todos os ingredientes essenciais à narrativa ficcional, constitua também uma proposta cultural e turística para os leitores.
Os locais mais emblemáticos onde se desenvolvem as ações ficcionais estão identificados por coordenadas de GPS.

Os Liks
da página oficial: https://www.facebook.com/StoriesdoAlentejo
filme facebook: http://www.youtube.com/watch?v=SGkYmErHglY

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O Diabo dos Políticos


Título: O Diabo dos Políticos
Contos
Autores: Fernando Évora, João Pedro Duarte, Miguel Almeida, Vítor Fernandes
Concepção e Coordenação: João Pedro Duarte
Editora: Esfera do Caos
200 páginas
ISBN: 978-989-680-123-6
PVP: 15,90€


Fernando Évora, João Pedro Duarte, e Vítor Fernandes são autores com ligações ao Alentejo

Corrupção económica, bancos intervencionados, prescrições nos tribunais, abusos de poder e tráfico de influências, financiamento dos partidos, lobbies, sociedades secretas, jobs for the boys, líderes políticos sem carisma e incompetentes...
Será que o sonho de Abril morreu e o pesadelo veio para ficar?

Um país chamado Portugal atravessa uma crise e está sob tutela de uma troika. Apesar da maior parte da população viver no limiar de pobreza, uma pequena elite desgoverna a nação, indiferente ao sofrimento dos seus conterrâneos. O Diabo, entediado pela espera de mil anos, vê a sua oportunidade de conquistar, como deputado de um partido de direita, este novo inferno com sede na Assembleia da República. Mas o que o Diabo veio encontrar envergonha até um Príncipe das Trevas. E, de natureza rebelde e contestatária, acaba por se apaixonar por uma deputada da ala contrária.

Neste romance, os autores abordam despudoradamente religião, política, sexo, morte… e futebol, pois claro.
Quatro autores juntaram-se, virtualmente falando, e foram dando sequência à narrativa que o anterior criava, ao jeito do que alguém chamou uma prova de estafetas. Depois de acaloradas discussões e muitas irritações, como sempre acontece nas boas famílias, chegou-se ao fim: lá estava a história que se inicia quando Lúcifer é enviado, por castigo divino, para o parlamento desse pequeno país que é Portugal.

Fernando Évora.Nasceu em Faro, em 1965. Tem-se afirmado como autor de contos, género onde já obteve vários prémios literários. Além de textos dispersos e incursões na literatura infantil, publicou uma novela histórica, A fonte de Mafamede (2002), uma quase fábula, Como se de uma fábula se tratasse (2007), o romance No País das Porcas-Saras (2010) e o livro de contos Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa (2012). Em 2013 voltou ao ambiente dos contos participando nas coletâneas Contos do Caneco e Stories do Alentejo. Licenciou-se em ensino de História pela Universidade de Évora e exerce atualmente funções docentes em Aljezur. Colabora com o “Clube dos poetas vivos” em São Teotónio, participando na organização de Tertúlias Literárias, e com o grupo de teatro não-profissional “Os Pés Descalços”. Pode ser seguido no website www.fernandoevora.com

João Pedro Duarte.Nasceu em Lisboa, em 1976. É autor dos romances A Casa do Sonho Pagão (2009) e Uma Espécie de Sentido (2009). Desde então envolveu-se em projetos coletivos, tendo coordenado, nomeadamente, a obra Já não se fazem Homens como antigamente (2010), na qual participou com uma peça de teatro. Desde então publicou também textos nas coletâneas Contos do Nosso Tempo (2012), Contos do Caneco (2013) e Erotismus: Impulsos e Apelos (2013). Formou-se em Psicologia no ISPA. É atualmente Gestor de Projectos na área das Telecomunicações. Pode ser seguido no website www.joaopedroduarte.net

Miguel Almeida.Nasceu em Rãs, pequena aldeia do concelho de Sátão, distrito de Viseu, em 1970. É autor de Um Planeta Ameaçado: A Ciência Perante o Colapso da Biosfera (2006), A Cirurgia do Prazer: Contos Morais e Sexuais (2010), O Templo da Glória Literária: Versão Poética (2010), Ser Como Tu (2011), Chireto: Uma semana de histórias para contar ao deitar (2011), O Lugar das Coisas (2012), Aprenducar com a Mãe Natureza: Uma semana de histórias para contar ao deitar (2012) e SobreViver (2013). Publicou também, desta vez em coautoria, Já não se fazem Homens como antigamente (2010). É o coordenador da Coletânea de Novos Poetas Portugueses intitulada Palavras Nossas (Volume I, 2011; Volume II, 2012), assim como das coletâneas Contos do Nosso Tempo (2012), Erotismus: Impulsos e Apelos – Coletânea de Poesia Erótica (2013) e Terras Vividas e Sonhadas: Os Poetas e os Lugares (2013). Licenciado em Filosofia (Variante de Filosofia da Ciência) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também fez o Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente, exerce atualmente funções docentes na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada. Nas redes sociais podemos acompanhá-lo no perfil www.facebook.com/Miguel.Jorge.Azevedo.de.Almeida

Vítor Fernandes.Nasceu em Lisboa em 1955, mas escolheu a margem sul do Tejo para viver. Publicou o seu primeiro romance Sete Facadas e Carapaus de Escabeche em 2012. Tem-se afirmado como autor de contos e poesia participando em várias coletâneas. Na modalidade de contos destacam-se as coletâneas Contos do Nosso Tempo (2012), Ocultos Buracos (2012), Beijos de Bicos (2013), 7 Pecados (2013), Lugares e Palavras de Natal 2012 e 2013. Na área da poesia participou nas coletâneas Palavras Nossas, Volume II (2012), Terras Vividas e Sonhadas: Os Poetas e os Lugares (2013) e Poesia Sem Gavetas, Parte I (2013). Formou-se em Engenharia Eletrotécnica no IST e também em Máquinas Marítimas da Marinha Mercante na ENIDH. Apaixonado por fotografia, dá formação nesta área e dedica-se também ao voluntariado de cariz social. Como blogger pode ser seguido nos blogues predatado.blogspot.pt e constantinogvacas.blogspot.pt

Maria D'Assunção Ganhão

Fonte: Correio do Alentejo

A aljustrelense Maria d’Assunção Ganhão, de 78 anos, apresenta este sábado, 7 de Junho, o seu livro de poesia popular, intitulado Poemas inspirados na minha vida.
A iniciativa está agendada para as 17h00 e vai decorrer na Biblioteca Municipal da vila mineira.
Modista e comerciante, Maria d’Assunção Ganhão sempre se dedicou à escrita e à poesia, tendo escrito ao longo dos anos os poemas que agora publica em livro e que dedica à memória do marido Ricardo Ganhão, falecido recentemente.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Ana Paula Figueira apresenta novo livro dirigido a crianças

 

Será que amanhã ainda me amas?, a última obra de autoria de Ana Paula Figueira, com ilustrações de Sónia Oliveira e editada pela Coisas de Ler, vai ser apresentada na próxima quarta-feira, dia 4, pelas 18 horas, na Livraria Bulhosa, em Entrecampos, Lisboa. A apresentação vai estar a cargo de Maria de Jesus Barroso Soares, presidente da Fundação Prodignitate – Fundação de Direitos Humanos, que chancelou a obra, e contará com a colaboração de Luísa Amaro, intérprete e compositora pioneira da guitarra portuguesa.

Será que amanhã ainda me amas? é o primeiro livro de uma coleção de quatro, ilustrados pela Sónia Oliveira, e dirigidos especialmente ao segmento 7-9/10 anos. Cada um dos livros aborda um tema diferente – o divórcio, a violência doméstica, o luto e a vivência com pais com doenças mentais – “desenvolvido na ótica da criança e considerado atualmente de enorme importância por variadas organizações com responsabilidade ao nível do crescimento, educação e proteção das crianças”, adianta a autora.

A coleção tem como objetivo “familiarizar a criança com o potencial problema, relatando-o mas procurando desdramatizá-lo e, especialmente, mostrar-lhe o caminho da solução, por forma a evitar o mais possível as perturbações inerentes. No fundo é valorizar a vertente pedagógica, em prol da inclusão, da coesão social e do desenvolvimento da criança”. Por isso, “ganhou a chancela da Fundação Prodignitate – Fundação de Direitos Humanos”.

Aljustrel: Poeta lança livro de poemas inspirados na sua vida

Fonte: diário online
 
O livro “Poemas inspirados na minha vida”, da autoria da poeta popular Maria D’Assunção Fortunato Ganhão, é apresentado no sábado, às 17:00, na Biblioteca Municipal de Aljustrel, no âmbito da iniciativa “Encontro com a escrita”.

Segundo a Câmara de Aljustrel, ao longo dos anos, a poeta, natural e a residir na vila, escreveu poemas, “retalhos da sua vida”, que agora compilou no livro, em homenagem ao marido Ricardo Gertrudes Ganhão, que foi o primeiro presidente da Assembleia Municipal de Aljustrel e que faleceu recentemente.