Fonte: RTP
A livraria A das Artes, em Sines, no litoral alentejano, é a "Livraria Preferida" dos portugueses, tendo vencido o concurso promovido `online`, pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que hoje anunciou os resultados.
"Em funcionamento desde julho de 2003, este espaço dedicado às artes oferece aos seus visitantes não só livros como, também, música, artesanato e artes plásticas", afirma a APEL em comunicado.
Em 2.º lugar ficou a livraria Arquivo, em Leiria, que foi fundada na década de 1980 e "é uma referência cultural na cidade, funcionando como livraria e contando com um espaço de galeria, auditório, cafetaria e área infantojuvenil".
A livraria infantil Aqui Há Gato, em Santarém, ficou em 3.º lugar, pelo segundo ano consecutivo. "Este espaço dedicado aos pequenos leitores dedica-se à promoção do livro infantil através da arte, do teatro e das sessões de histórias e tem vindo a conquistar cada vez mais famílias, ao longo dos seus oito anos de vida".
As livrarias Traga-Mundos, em Vila Real, e a Barata, em Lisboa, foram distinguidas com o 4.º e 5.º lugares, respetivamente.
Segundo a APEL, este ano, "cerca de 2.500 portugueses participaram na votação `online`", menos meio milhar do que no ano passado.
Nas outras categorias a concurso, o Prémio Melhor Ambiente foi atribuído à livraria Arquivo, em Leiria, o de Melhor Atendimento foi conquistado pel`A das Artes, em Sines, pelo segundo ano consecutivo; o Melhor Catálogo foi para a FNAC Chiado, também pelo segundo ano consecutivo, e o Prémio Conveniência de Serviços distinguiu a Livraria Barata, na avenida de Roma, em Lisboa.
O objetivo desta iniciativa, segundo comunicado da APEL, é "promover os hábitos de leitura junto de diversos públicos, em diferentes locais, através das mais variadas ações".
A APEL afirma que o resultado específico das votações da "Livraria Preferida" será enviado a cada livreiro, "o que lhe permitirá conhecer ainda melhor o seu público".
A livraria Cabeçudos, em Lisboa, foi a "Livraria Preferida" eleita no ano passado.
Obrigado pela notícia e pela visita!
ResponderEliminarCumprimentos,
Joaquim Gonçalves
:)
Eliminar