Passo à crítica a cada um dos contos:
- Cérebro.
No fundo, uma ironia. Neto cientista de um outro cientista, sem nostalgia pela presença do avô num momento alto da sua carreira. Mas talvez seja mesmo melhor o avô estar morto e nunca ficar a saber a descoberta do neto, que alimenta ideologias opostas às suas, mas que afinal derivaram das ideias do avô.
- Caricas Roxas.
Episódio cómico da infância, onde se vê entrelaçar a narrativa com os acontecimentos dos anos 70 em Portugal, sem deixar de transmitir sentimentos de infância que são intemporais.
- Na casa da dona Alzira.
Antigos inquilinos de uma casa reencontram-se, sendo que tal serve para contar um pouco do tempo que partilhavam casa e um pouco dos seus destinos depois disso.
- Natal.
Um conto de Natal com alguns clichés mas que é delicioso: por ter muito humor, personagens castiças, situações caricatas. E uma epifania final, natalícia, claro.
- Liberdade.
Há tanto tempo que não me ria tanto a ler... O conto é uma união perfeita entre encontros e desencontros amorosos de um apaixonado a agir como um típico tonto "emburrecido" e um conjunto de aspectos e identificáveis para que conhece Vila Real de Santo António e Monte Gordo. Sempre com bom humor, excepto mesmo no final, que destoou um pouco com o conto.
- Sucesso.
Através das suas recordações de infância ficamos a conhecer o inesperado percurso de vida de um colega seu. Não esquecer o testemunho histórico e de cultura regional que o conto é.
- Epílogo.
Filosófico e com reflexão, faz ligação aos contos anteriormente, se bem que às vezes de forma forçada.
Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa
Esfera do Caos, 2012
978-989-680-070-3
Esfera do Caos, 2012
978-989-680-070-3
Amor
e Liberdade de Germana Pata-Roxa é um quase livro de contos, que se
fundem num final surpreendente. Contos que foram escritos ao longo dos
anos, desde 1999 a 2012. Poderemos encontrar aqui os premiados "Caricas
roxas" e "Na casa da Dona Alzira", únicos que haviam antes sido
publicados na revista "sublimis". Todavia é nos restantes, inéditos,
que melhor encontramos a marca do autor. Uma galeria de personagens
divertida e, simultaneamente, inquietante.
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