sábado, 17 de maio de 2014

«Grândola Vila Morena - A Canção da Liberdade» da autoria de Mercedes Guerreiro e Jean Lemaître


Este livro, ideia original de Gilles Martin da editora ADEN e da autoria de Mercedes Guerreiro e Jean Lemaître, escrito com saber e paixão e que tem contributos de muitos dos intervenientes no desencadear da conspiração que levou ao 25 de Abril, tem o mérito de nos revelar os “bastidores” dos dias que antecederam a madrugada dos Cravos. Quem decidiu que a “Grândola” seria o sinal para os militares marcharem sobre Lisboa e quem na Rádio Renascença estava incumbido de, com muita perícia e coragem, contornar a censura interna naquele momento.
Hoje, 40 anos depois, “Grândola, Vila Morena”, continua a ouvir-se em todo o País. Quanto menos vemos realizados os ideais de Abril, mais a canção readquire a força telúrica que irmana homens e mulheres num abraço solidário de esperança, de revolta e de anseio de igualdade e de justiça para a humanidade. A mensagem e os ideais de Zeca Afonso ultrapassam fronteiras e muitos outros Povos, fazem desta canção a sua bandeira de luta por um mundo melhor.
O livro conta ainda com a colaboração, através de entrevistas, de: Carlos Albino (encarregue de passar “Grândola, Vila Morena” na rádio na noite de 24 de Abril), Otelo Saraiva de Carvalho, Carlos Almada Contreiras (quem escolheu a “Grândola, Vila Morena” como senha radiofónica para o arranque do golpe militar), Hélder Costa, Francisco Fanhais, Barca António Jiménez, Carlos Mendes, Rui Pato, Fernando Matos Silva (filmou as primeiras imagens da revolução do 25 de Abril), entre outros.

Os autores

Mercedes Guerreiro nasceu em 1961. Licenciada em jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas. Jornalista e co-fundadora da Rádio Tentativa, a primeira rádio portuguesa da Bélgica. Em 1987, regressa a Portugal, onde trabalha como jornalista/tradutora.
Especialista e formadora em comunicação, foi senior account na agência internacional de comunicação CNEP/Hill and Knowlton, e criou os Gabinetes de Comunicação da AMI-Assistência Médica Internacional e da Câmara Municipal de Aljustrel, sua terra natal, onde ainda hoje se mantém.

Jean Lemaître nasceu em 1954. Jornalista-escritor e professor na IHECS (Institut des Hautes Études des Communications Sociales) de Bruxelas, é autor de “C’est un joli nom, camarade” (Aden, 2012), já reeditado várias vezes. O seu próximo livro é um romance: “La révolte des gilles de Binche”. Em 1994, recebeu o Prémio especial de jornalismo social, atribuído pela Fondation Roi Baudouin. Portugal tornou-se a sua segunda pátria.

Título: Grândola, Vila Morena.
A Canção da Liberdade
Título original: Grândola
Vila Morena. Le Roman d´une
chanson (Edição Belga)
Autores: Mercedes Guerreiro
e Jean Lemaître
Páginas: 126
PVP: 8,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário