sábado, 29 de agosto de 2015

Comenda com Alma de Jorge Branco


Título: Comenda com Alma
Autor: Jorge Branco
Ano: 2015
N. páginas: 348
ISBN: 978-989-689-516-7

Sinopse:
«Nos areais estivais bordejando os fundões da ribeira do Sor, deixei as minhas pegadas de criança, transmutado em espadachim, inclemente contra mouros e piratas imaginários, como a aldeia e o rio de Pessoa. Nos seus pegos pesquei, nadei e mergulhei, em disputas com outros ‘aventureiros’ que, como eu, lutavam contra os ‘maus do mundo’.»

O AUTOR
Nasceu na aldeia de Comenda, concelho de Gavião, distrito de Portalegre, em 22 de novembro de 1953. Nesse amplo espaço viveu e estudou até 1973, ano em que se matriculou na Faculdade de Medicina de Lisboa, concluindo a licenciatura em 1980. É médico especialista em Medicina Geral e Familiar.
Como médico de família trabalhou em Almada, Barreiro, Santo André (Quinta da Lomba) e Sacavém. É formador, na área da medicina geral e familiar, pela Ordem dos Médicos. É também médico hidrologista.
Apesar de viver na região de Lisboa desde 1973, nunca descurou as raízes que tem na Comenda, onde sempre teve casa e vem regularmente; convivendo com comendenses residentes e da diáspora. Além da escrita, gosta de cuidar das suas hortas, na aldeia, como hortelão. Embora tenha escrito artigos em alguns periódicos, de forma muito irregular, descontando a fase poética (ainda hibernada) da sua adolescência, só em 2012 retomou o gosto pela escrita de forma mais constante.

Sem comentários:

Enviar um comentário