sexta-feira, 25 de julho de 2014

Opinião - "27 Acrobacias sobre (quase) a mesma coisa




Antes de Mais nada serve este post também para avisar que esta opinião é de Clarinda Cortes (clique no link para aceder ao seu blog), feita propositadamente e em especial para o Alentejo Literário.



O livro compila o olhar e o trabalho sobre a igualdade de género de 27 escritores/as e artistas e foi editado no âmbito do projecto ‘Igualdade faz o meu Género’.

Escrevem:

António Coelho, Cristina Santos,Frederico Pinto, Lúcia Lima, Mara Alves, Maria Filomena Fernando, Natália Tost, Olinda Gil, Rita Carvalho, Rui Ângelo Araújo, Sandra Serra, Sofia Catarino, Teresa Barão, Vítor Encarnação.
Ilustram:
António Santos Cygny, Cláudia Banza, Eric Cuadrado, Helena Lousinha, Henrique Figo, Joaquim Rosa, João Lourenço, Nuno Carvalho, Patrícia Alves, Pep Gavaldà, Rodrigo Saias, Sofia Catarino, Vanda Palma.

Opinião por Clarinda Cortes


Começo primeiramente por referir que não sou uma leitora assídua de contos. Assim sendo, a minha opinião será pessoal, simples e sem grandes pontos de comparação ou fundamentação. Apesar disso, ultimamente li duas ou três compilações em forma de contos e gostei bastante. As "27 acrobacias - sobre (quase) a mesma coisa" é um livro de contos de vários autores sobre um tema comum: a igualdade de género. O livro, além dos textos, conta ainda com ilustrações de vários artistas em cada conto. O conjunto resultou numa belíssima obra que decerto encantará os seus leitores.

Como já referi é um livro cujos textos falam de igualdade de género, falam de mulheres e sobre mulheres, falam da sua luta na senda da igualdade. Essa luta acompanhou-as através da história e mantém-se ativa nos nossos dias. Cada vez mais há necessidade de lutar pela igualdade, o que é bastante triste e incompreensível. Temos direito a ser mulheres, a ser humanas e iguais mas, na maioria das vezes, essa igualdade é ainda uma miragem.

Com escritas muito diferentes, muito ricas, em prosa e até de forma mais poética, os vários autores transportam-nos para a vida, para os sonhos e para os avanços e recuos da luta de quem é igual por direito e tão diferente porque a sociedade assim a tornou.

Cada conto deste livro, cada imagem a si associada, ensina-nos da igualdade e o poder das mulheres, e apresenta-nos a beleza e a paz que só uma mulher é capaz de transmitir. São várias mulheres, várias vidas, várias lutas, são as nossas lutas, somos nós mesmas numa só e em todas as mulheres e em todas as estórias retratadas.

Obrigada Olinda, por me proporcionar esta bela leitura que me encantou também a nível da ilustração. Este livro é uma preciosidade que merece ser amplamente divulgada!




Sem comentários:

Enviar um comentário