segunda-feira, 14 de julho de 2014

Opinião "O Funeral da Nossa Mãe", de Célia Correia Loureiro, por Margarida

Fonte: Ler é Viver
Saiba mais sobre este livro aqui.


O que se pode dizer de um livro que se adorou, apenas em meia dúzia de palavras?

Para além da responsabilidade acrescida, depois da surpresa da Célia ao colocar na contracapa uma frase da minha review ao seu "Demência"...

Não sou crítica literária e não analiso um livro sob este ponto de vista. Para mim um livro é bom se: me der prazer lê-lo; consegue envolver-me na estória; consegue uma ligação entre mim e as personagens, sentir carinho, amor, ódio, tristeza, revolta, apoio por elas e com elas.

E uma vez mais a Célia conseguiu isto tudo! E deixar-me sem palavras! Li o seu primeiro romance "Demência" de um fôlego e no fim custou-me a pousá-lo, despedir-me das personagens. Apesar de ainda haver arestas a limar, normal num primeiro romance, adorei lê-lo e senti que a Célia tinha um dom: era uma excelente contadora de estórias! E felizmente tinha também o talento para o saber usar.

E assim, esperei ansiosa, pelo seu segundo romance. Queria voltar à escrita da Célia, queria confirmar o que me parecia já evidente: que tínhamos à nossa frente uma promessa na literatura nacional. E finalmente tive nas mãos "O Funeral da Nossa Mãe". A sinopse prendeu-me de imediato, talvez por ser da mesma geração da personagem, talvez por ter filhas...

E a escrita da Célia fez o resto: prendeu-me do princípio ao fim!
Os romances da Célia são essencialmente sagas familiares onde normalmente o papel das personagens femininas se evidencia e destaca de longe, em relação às personagens masculinas. Mulheres fortes a quem a vida moldou, e mesmo que essa força se manifeste de formas diferentes o seu sentido de família sobrepõe-se a tudo, inclusive aos seus sentimentos pessoais mais profundos. E mais uma vez a Célia mostrou uma maturidade impressionante ao criar a Carolina, a Luísa, a Cecília, a Inês e todas as outras personagens ao conseguir entrar na sua alma, na sua mente, entender os seus fantasmas, os seus medos, os seus anseios, os seus segredos mais recônditos…


Gosto também muito da sua escolha geográfica. Primeiro uma aldeia na Beira Alta, agora uma aldeia no Alentejo. Dá-nos a assim a conhecer um pouco do nosso Portugal interior. As suas descrições conseguem fazer-nos “ver” os pormenores, as cores, os cheiros…

Mas falemos um pouco do romance em si.
A estória é arrebatadora, envolvente e a forma como nos é contada, intercalando presente com passado onde as recordações das personagens têm um timing perfeito, onde os segredos vão sendo revelados à medida que as personagens vão crescendo é simplesmente deliciosa!

Após o suicídio da mãe, Luísa, Cecília e Inês voltam a juntar-se após anos de separação em que cada uma seguiu a sua própria vida. A sua ideia inicial era assistirem ao funeral da mãe e depois cada uma partir de volta para as suas “zonas de conforto”, mas como a vida nem sempre (ou quase sempre!) não é como queremos vêem-se envolvidas no descortinar da vida dos seus pais, de segredos que não imaginavam, mas que de uma forma ou outra moldaram as suas personalidades e que influenciaram toda a sua vida. E à medida que se vão apercebendo de tudo que as rodeou sem terem tido disso consciência acabam por verificar que são mais os laços que as unem que aqueles que as separam.

Luísa, aparentemente fria e calculista, dada mais a desamores do que a amores acaba por se reencontrar consigo própria. A personagem de que mais gostei!
Cecília, a sensível e amorosa, Cecília sempre pronta a justificar e entender toda a gente. Sensível como só um artista pode ser, acaba também por se compreender e saber o que realmente procura.
Inês, a irmã mais nova, a menina rebelde que se refugia na política, para fugir à sua própria sensibilidade e às suas inseguranças, que se refugia no seu temperamento para fugir de um passado que não quer lembrar.
A tia Elisa, o equilíbrio que todas precisam. O elo com o passado até agora desconhecido e que com a sua tranquilidade consegue juntar todas as pontas soltas, que faltavam para que as três irmãs conseguissem montar a manta de retalhos que é a sua própria família e a sua própria vida.
Carolina, ainda que não seja a personagem central é a peça fundamental para o desenrolar de toda a estória.
Lourenço, aquele pai aparentemente distante, objecto de um amor doentio com o qual não sabe lidar, e que apesar de também ele ser capaz de amar profundamente, não sabe como o mostrar.
E finalmente, os maridos e namorados que ajudam a compor o ramalhete final e que à sua maneira são também peças importantes na vida das três irmãs. 
É um romance que vale a pena ser lido, passado num Portugal que é só nosso, mas onde as estórias de vidas que vão acontecendo, poderiam acontecer em qualquer parte do mundo. É acima de tudo uma estória de pessoas, que amam, que odeiam, que sofrem, que rejubilam, que anseiam, que tem medos, almas povoadas de fantasmas, mas gente real! Como a própria Célia diz: “histórias que não são a história de ninguém, mas serão certamente a história de alguém.”
É difícil despedirmo-nos das personagens, das suas alegrias e tristezas, das suas vidas...
Notei apenas um ponto negativo, ou melhor um ponto menos positivo: achei alguns parágrafos demasiados extensos, por vezes páginas seguidas com poucos diálogos, mas que no entanto não prejudicaram em nada a estória.
Parabéns mais uma vez e continue a ser a excelente contadora de estórias que é, e obrigada por partilhar o seu dom connosco!
E estou já ansiosa à espera do próximo!


Sem comentários:

Enviar um comentário